O que é PLASMA?



Em física PLASMA é denominado o QUARTO  estado da matéria. Difere-se dos sólidos, líquidos e gasosos por ser um gás ionizado, constituídos por átomos ionizados e elétrons em uma distribuição quasi-neutra (concentrações de íons positivos e negativos praticamente iguais) que possuem comportamento coletivo. Estima-se que 99% de toda matéria conhecida esteja no estado de plasma, o que faz deste o estado da matéria mais comum e abundante do universo.


Se você levar um gás a temperaturas extremamente altas, você obtém o plasma. A energia começa a romper as moléculas de gás e os átomos começam a quebrar. Átomos normais são feitos de prótons e nêutrons no núcleo (consulte Como funcionam os átomos), cercados por uma nuvem de elétrons. No plasma, os elétrons se separam do núcleo. Quando a energia do calor libera os elétrons do átomo, eles começam a se mover freneticamente. Eles são carregados negativamente e deixam para trás seus núcleos carregados positivamente. Estes núcleos carregados positivamente são conhecidos como íons.
Quando os elétrons em alta velocidade colidem com outros elétrons e íons, liberam grandes quantidades de energia. É ela que dá ao plasma seu status único e seu inacreditável poder de corte.


Origem do termo
 
A palavra plasma vem da medicina onde é utilizada para apontar perturbação ou estado não distinguível. O termo plasma, na física, foi utilizado pela primeira vez pelo físico americano, Irving Langmuir, quando estudava descargas elétricas em gases.




Um comentário: